Os melhores jogos DO MUNDO!!!!!

...do meu mundo. ❤️

Meus jogos favoritos da vida. Podem não ser os melhores por qualquer critério objetivo, mas PUTA QUE ME PARIU COMO EU ADORO ELES!!!

Ainda em construção porque não dá pra salvar rascunhos no Backloggd (olha o tamanho dessas notes, puta merda) então vou crescendo a lista em doses homeopáticas.

Sonic Adventure 2
Sonic Adventure 2
Empate com Sonic 3 & Knuckles. Os dois estão em primeiro lugar ao mesmo tempo.

Vamos tirar logo esta pedra do caminho: sim, ele tem problemas. Muitos. Principalmente de polimento e de cutscenes. Meu sonho de princeso é ver um remake feito completamente do zero, reimaginando como seria este jogo com as tecnologias e conhecimentos de game design acumulados desde então, um remake com carinho e competência que entenda a obra original.

Dito isso, têm muitos e muitos motivos pra eu ser apaixonado por Sonic Adventure 2: a jogabilidade incrível, a história espetacular, o sistema de notas e emblemas, a sensação de velocidade típica da franquia, a melhor trilha sonora que já existiu na face da Terra.

Tipo, tudo coexiste com tanta harmonia que eu nem tenho tempo direito pra ficar puto com os defeitos, tá ligado? A mensagem que o jogo passa tem tudo a ver com a fase que você tá jogando e com a música, a fase e a música têm tudo a ver com o visual e com as mecânicas de plataforma, as mecânicas de plataforma se ligam perfeitamente na história e no sistema de pontuação, e por aí vai.

Mas principalmente, eu sou apaixonado pela energia de Sonic Adventure 2.

Pela personalidade, pela vibe. Pela postura e pela atitude. Pela mensagem que a franquia e o personagem do Sonic trazem desde o 1º jogo em 1991, e que atingiu sua forma mais perfeita 10 anos depois com Adventure 2.

Este jogo tem uma enorme energia adolescente MUITO ESPECÍFICA de diversão e caráter, de moleque maneiro que gosta de curtir a vida e de ser fiel aos próprios ideais. Tudo é contagiante num nível tão absurdo que não dá pra jogar Sonic Adventure 2 sem sentir que ele, no mínimo, tem um pouco de razão: a noção de que dá pra ser tão livre quanto o som e o vento, que tá tudo bem você fazer a porra que você quiser contanto que não seja babaca, que se a gente sente confiança nos nossos amigos então bora lá confiar neles não só em sentimento como na prática também, bora lá salvar o mundo e nos divertir juntos pelo caminho, que tá super de boas você jogar tua auto-estima lá em cima, ter fé em si mesmo, se amar e ser quem você quiser ser, que tá de boas viver pelos seus próprios sentimentos e princípios e não pelos dos outros, que seus sentimentos e princípios são válidos tanto quanto os de qualquer pessoa, eles não te fazem imaturo ou egoísta ou arrogante, porque ter amor próprio, gostar de sentir prazer e gostar de ser feliz não é um defeito...

É verdade que "querer ser maneiro" era moda nos anos 1990 e começo dos 2000. Mas também é verdade que muito, MUITO poucas obras de arte em qualquer mídia entendem a energia e dão o recado tão bem dado como Sonic Adventure 2. Agora de cabeça acho que só o Jack Frost na versão da Origem dos Guardiões talvez chegue perto?

Este jogo é o exemplo cabal de que o todo é sempre maior que a soma das partes. Quando você olha o pacote completo de Sonic Adventure 2 tudo faz sentido, tudo se encaixa tão naturalmente, a harmonia que cada peça da obra tem com as outras parece tão fácil, tão óbvia, tão normal, que é impossível não abraçar o jogo inteiro, defeitos e tudo. É uma puta de uma obra-prima foda pra caralho, uma verdadeira mestrepeça de Sonic 3D, sem dúvidas cheia de problemas, mas uma obra-prima mesmo assim.

1

Sonic the Hedgehog 3 & Knuckles
Sonic the Hedgehog 3 & Knuckles
Empate com Sonic Adventure 2. Os dois estão em primeiro lugar ao mesmo tempo.

Nem de longe tive a pior vida do mundo: meus pais sempre me amaram, meus amigos normalmente eram ótimos amigos, e as necessidades materiais básicas (comida, água potável, moradia etc) nunca faltaram. Mas assim como todo mundo tenho e tive problemas: meus pais fizeram muita merda apesar das boas intenções, vários dos profissionais responsáveis por mim (médicos, educadores, etc) foram horríveis. No geral o saldo é bem positivo (beleza que sou otimista pra cacete, então sou meio suspeito pra falar XD) e vários dos problemas foram resolvidos: meus pais melhoraram muito e fiquei independente deles, já me livrei dos profissionais lixo, etc. Mas não posso ser negacionista e fingir que vários dos meus sofrimentos não foram graves e sérios. Não estou tomando antidepressivo sem motivo, meus problemas de saúde não vieram do nada.

Eu sempre soube que videogames me ajudaram muito a passar por tudo o que passei e agora, com o privilégio de poder olhar em retrospecto, essa ajuda deles fica mais óbvia ainda. Sonic 3 & Knuckles sempre vai ter um lugar especial na minha história de vida, porque foi ele que fez eu me apaixonar por videogames aos 4 anos de idade, o que por sua vez me ajudou a passar por tudo o que passei. Eu praticamente não sei o que é não jogar videogames, o que é não jogar Sonic, não teve nenhuma época que eles não estiveram presentes. Sonic e videogames sempre fizeram parte da minha vida tanto a língua portuguesa e a posição de cagar.

Claro, o mérito é muito mais meu do que de Sonic. Fui eu que encontrei algo que eu gostasse e decidi tornar isso parte da minha vida. Mas mesmo assim, sou muito grato a Sonic 3 & Knuckles por tudo o que ele me ajudou a suportar e superar. Eu seria uma pessoa muito pior hoje se não tivesse criado tão cedo esta paixão por jogos, e S3&K sempre vai fazer parte disso.

Ah, e é um jogo de plataforma com foco em velocidade bem feito pra caralho. Com excelentes fases, visuais, parte sonora, movimentação, extras, história, sensação geral do jogo... Praticamente tudo nele é super bem feito, é diversão pura e simples. Então também tem isso, né. Sempre que eu rejogo, ele me lembra de por que eu gosto tanto de videogames.

2

The Talos Principle
The Talos Principle
Todo mundo tem aquele clique com certas artes. Jogos/filmes/livros/músicas/etc que podem parecer normais pra uns, chatos pra outros, mas que te acertam em cheio no coração. Mais do que traduzir bem aquela época da sua vida, essas obras mudam você por dentro e você sente que se tornou alguém melhor depois de jogar/ver/ler/ouvir, alguém mais maduro, mais humano, alguém um pouco menos falho. Te acertam tão em cheio que você tem uma dificuldade enorme de explicar por que aquela obra é tão magnífica e especial pra você, como ela faz pra dialogar tão bem contigo. É um clique tão insano, tão bizarro, tão intenso, você se sente tão tocado por aquele jogo, que a impressão que dá é que esse tipo de coisa só pode acontecer uma vez a cada 20 anos, isso se não for ano bissexto.

Talos Principle foi o primeiro jogo que me fez sentir assim desde... quase sempre?

Ele aborda questões difíceis sobre legado e humanidade com uma sensibilidade que eu nunca vi. Pra mim esse jogo tá num pedestal tão inalcançável que meus amigos já devem estar de saco cheio de me ouvir falar dele.

Ele é, com muita folga, o jogo mais inteligente e tocante que já joguei. (Quer dizer, ele tinha essa folga até 2022. Agora o único que bate de frente com ele é Outer Wilds.)

Quem quiser, tem uma análise mais curtinha que escrevi aqui no Backloggd da minha penúltima partida, e uma mais completa da primeira vez que zerei, que o Portallos topou publicar.

3

Outer Wilds
Outer Wilds
Não chego a ser fofoqueiro (pelo menos tento não chegar) mas sou muito, MUITO curioso. Ver como as coisas são e entender como elas funcionam é uma das minhas maiores paixões. Tenho muitas saudades de ser aluno (o mestrado que me aguarde) e poucas coisas me dão tanto prazer quanto estudar. Não virei professor à toa.

Quem também for assim e tiver jogado Outer Wilds, quase com certeza sentiu que ele foi feito sob medida pra você. Nenhum jogo captura tão bem quanto ele o deslumbre com a descoberta, o brilho nos nossos olhos quando conhecemos e aprendemos coisas novas novas. Assim como eu, Outer Wilds é profundamente apaixonado pelo conhecimento.

Não bastasse eu sentir que sou EXATAMENTE o público-alvo do jogo, também tem o detalhe que ele é bem feito pra cacete. Mero detalhe, nada demais. Músicas e visuais LINDOS, uma história extremamente emocionante, mecânicas caprichadíssimas, uma física e controles muito bem testados e programados, e um sentimento de exploração pra dar inveja a qualquer metroidvania ou coletaton.

Se você nunca jogou Outer Wilds, faça como eu e quando for jogar aproveita muito. Aproveita tudo o que puder. Porque você nunca mais vai jogar ele pela 1ª vez de novo.

4

Super Smash Bros. Ultimate
Super Smash Bros. Ultimate
Eu poderia ficar horas e horas falando das coisas vergonhosas desse jogo: dele ter lançado praticamente como um mod de Smash 4 (até os bugs eram iguais), do online bosta, de como os modos de jogo foram enxugados...

MAS FODA-SE!!!!

É o maior, mais ambicioso, mais caprichado, mais completo Smash já feito. Todo mundo tá aqui, cara! RESSUSCITARAM ATÉ O PICHU, CARA!!!!

World of Light é infinitamente melhor que qualquer outro modo história (sim, ele é muuuuuito melhor que o Subspace Emissary, cai pra dentro no X1 se tu discorda), tem Banjo-Kazooie, tem Dragon Quest, tem Kingdom Hearts, tem Castlevania, tem balanceamento bem feito, tem um modo decente de treino, tem para além dos personagens e fases mais um trizilhão de representações de jogos nunca vistos em Smash, TEM COISA PRA DEDÉU!

E isso só falando das coisas novas!!! Quando você junto tudo que ele herdou e melhorou dos outros Smashes, OLHA ISSO MALUCO!!!! Uma quantidade incontável de músicas, fases, modos de jogo (são menos do que tinha que ser, mas ainda são MUITOS), itens, personalizáveis (skins, golpes dos Miis, regras da partida, TUDO), conquistas, modo clássico agora dá pra jogar coop e cada boneco tem um caminho personalizado, as stickers tomaram esteroides bizarros e viraram os spirits, MAIS DE OITENTA BONECOS JOGÁVEIS, MANO!!!!!

CARALHO, BICHO!!!!!

Sem falar no competitivo. Depois que Ultimate lançou, teve um mega estouro de campeonatos e jogatinas públicas. Claro que a pandemia afetou isso (e tinha que afetar mesmo, tá maluco fazer torneio presencial em 2020, nem fodendo) mas fico muito feliz de dizer que, além de ser um puta jogo bom, Smash Ultimate representa um momento muito feliz na comunidade BR. Emuladores e remote plays permitiram à comunidade continuar viva, firme e forte com o isolamento, e agora que tá geral vacinado os presenciais começaram a voltar.

Fico mais feliz ainda de dizer que a comunidade BR de Smash é (ou pelo menos era, no meio da pandemia tive que me concentrar em umas outras questões aí e parei de ir em torneio, mas quero acreditar que continua sendo) uma das melhores que já vi no mundo gamer. A comunidade internacional é cheia dos problemas, mas o carinho e a hospitalidade que a comunidade BR tem é fora de série. Todo mundo te recebe bem, todo mundo te ensina as manhas, todo mundo se diverte junto. Uma organização de torneio ajuda outra, sempre tem um fulano aleatório que abre jogatina pra geral, sempre tem alguém pra jogar uma partida contigo.

Se perguntarem "por que você gosta tanto de videogame, CDX?" a primeira coisa que eu vou fazer é levar essa pessoa pra uma jogatina de Smash com a galera. Regada a x8tão com itens, final de torneio com os campeões regionais, escadinhas e, principalmente, muita risada, lanches, torcida, abraços, dedo no cu e gritaria.

Jogadores de Smash de todo o Brasil, eu amo vocês. ❤️

5

Super Mario Odyssey
Super Mario Odyssey
Cara, esse jogo é de verdade? Tipo, eu não tava sonhando quando joguei ele? Tem certeza?!?!

Sei lá. Não me parece que é científicamente possível algo ser tão divertido assim. Isso não vai contra alguma lei do equilíbrio universal? E se for cientificamente possível, será que é permitido por lei? Porque... como pode, cara?!?!?!

QUEM É QUE CONSEGUE jogar isto aqui e não ficar feliz? E não dar sorrisos, não sentir uma injeção de serotonina violenta na veia?

O que mais vi foi gente reclamando que ele é inchado demais, que as trocentas luas foram um erro porque acabam não sendo tão divertidas de pegar quando nos outros Marios 3D. Por um lado eu entendo a lógica por trás da crítica. Por outro... será que eu joguei o mesmo jogo que elas???

TUDO nele me divertiu. Tudo, tudo, tudo. Cada lua, cada pulo, cada efeito sonoro, JUMP UP SUPERSTAR!!!! Depois de 60 e tantas horas pra pegar mais de 800 luas, grindar moedas no minijogo dos balões pra chegar em 999 luas e ver absolutamente tudo que tinha pra se ver em Mario Odyssey eu fiquei TRISTE de ter acabado. Eu queria mais, porra!!! Quando acabou, o único motivo de eu não ter recomeçado ele do zero NA HORA foi porque também tava jogando outros jogos ao mesmo tempo e quis terminar eles antes.

CADÊ O DEFEITO DESSE JOGO?!?!?!

6

The Legend of Zelda: Twilight Princess
The Legend of Zelda: Twilight Princess
MELHOR

ZELDA

Você precisa de algum argumento além desse?

7

37 Comments


1 year ago

Eu estou ligeiramente surpreso pela lista não ser apenas SA2 repetido 100 vezes.

... E algo dentro de mim diz que por um breve momento você considerou fazer isso.

1 year ago

Tem certeza que tu qier ficar me dando essas ótimas ideias? 👀

1 year ago

Lista criada em 18/10/2022 com:

1) Sonic Adventure 2
1) Sonic the Hedgehog 3 & Knuckles
3) The Talos Principle

1 year ago

E eu achando que fazia textão kkkkkkkkkk mas não consigo engolir o Adventure 2 na frente do 3 & Knuckles kkkkkk

1 year ago

O rapaz gosta de Sonic? Ainda não ficou claro....

1 year ago

Os dois estão empatados em 1°, Geno, olha de novo... 👀

1 year ago

@Hunyoshi Como pode ver, eu sou muuuuuito discreto quanto ao meu gosto por Sonic.

https://i.imgur.com/tvp9XBv.jpeg

1 year ago

@CDX então, aquela hora eu não tinha lido kkkkkkk não sabia que estavam empatados.

1 year ago

@CDX, realmente, é um sigilo em mostrar que é fã do Sonic que até os antigos filósofos da Grécia ficariam anos debatendo tamanha compostura.

Brincadeiras a parte, você deve ser o fã mais apaixonado do ouriço que já vi.

1 year ago

"o fã mais apaixonado do Sonic que já vi"

Me sinto até elogiado com um comentário desses. 👀

1 year ago

20/10/2022:
4) Outer Wilds
5) Super Smash Bros. Ultimate
6) Super Mario Odyssey
7) The Legend of Zelda: Twilight Princess

1 year ago

@CDX "jogadores de Smash de todo o Brasil, eu amo vocês" também amo você, pelo menos você deixou ele no Top 5 que já tá muito bom.

1 year ago

Sonic Adventure 2 é um dos Sonic que mais tenho vontade de jogar. Saber que você gosta tanto me anima

1 year ago

@Gaba_ Vai fundo!!!

Recomendo o original de Dreamcast e o port pra Gamecube, mas se quiser jogar a versão da Steam têm uns mods pra consertar os defeitos dela. O próprio jogo já vem com idiomas nas opções. Na dublagem em inglês as entonações e caracterizações dos personagens são muito boas, mas a sincronia labial e edição de som vão pro caralho. Se for muito baixa a sua tolerância pra sincronia ruim, vozes baixas e personagens falando ao mesmo tempo e atropelando a fala uns dos outros, recomendo jogar com a dublagem japonesa, ameniza bastante os defeitos das cutscenes. ;-)

@Geno123

1 year ago

Quais os problemas da versão da steam? Puta preguiça de ficar instalando mods.

1 year ago

Problemas de polimento, principalmente. A falta de polimento do original é fichinha perto da falta de polimento dos ports. Pense em bugs, edição de som pior, cutscenes em momentos-chave da história alteradas sem necessidade, esse tipo de coisa.

Alguns mods também alteram coisas sutis mas importantes. Tipo melhorar muito os controles. Ações diferentes que no original são todas no mesmo botão (depentendo do contexto o B pode fazer mil coisas diferentes), tem mod que mapeia pra botões diferentes, então fica mais raro o jogo te desobedecer.

Se instalar mods for muito trabalho (e quem pode te julgar por isso? XD) fica a recomendação pra jogar o original de Dreamcast, é a melhor versão baunilha que tem. Emular ele é relativamente fácil.

1 year ago

A versão de Cube eu recomendei antes mas não é muito melhor que a da Steam não, sinceramente. Se for pra ter o trabalho de emular, mil vezes melhor emular a do Dreamcast.

1 year ago

Vai atualizar a página inicial pra colocar o Adventure 2 ?

1 year ago

Infelizmente estabeleci uma regra na página inicial que só vale um jogo por franquia. =P

Falando nisso, preciso atualizar esta lista aqui nas próximas semanas, tenho trabalhado demais, hahaha! XD

1 year ago

Tails Adventure não entra?

1 year ago

no zelda eu concordo plenamente

1 year ago

MANO EU SÓ VI ESSA LISTA AGORA???????????????????????????????????

1 year ago

This comment was deleted

1 year ago

Olha só A AUDÁCIA desse corno do Hunyoshi!!!! XD

1 year ago

@CDX como tu sabe que ele é corno ?


suspeito

1 year ago

CDX, entendo perfeitamente o que disse em relação a Sonic Adventure 2, independentemente de defeitos você gosta e não tem problema.
Nenhuma obra é perfeita, é que há mídias que só conseguem atacar um público específico que não consegue ver, por isso das opiniões diferirem tanto. Mas amei o texto que você fez de Sonic A. 2, vou continuar lendo os outros.

1 year ago

@naru774 Só me pronuncio na presença do meu advogado. 👀

1 year ago

@GaibrusX A parada com SA1 e 2 é que o discurso em volta deles varia muito com o tempo. No lançamento eles foram elogiados ao infinito e além pela crítica e fãs, e venderam muito bem.

Mas à medida que o tempo ia passando, tanto os defeitos deles ficaram mais claros, quanto coisas que são 100% preferências pessoais passaram a ser tratadas como defeiros, quanto a galera que implica com Sonic 3D começou a ser mais vocal. Sem contar que os ports são mal feitos, né. =P

São jogos que sofrem com um "ciclo de Zelda" só que em Sonic. =P

1 year ago

Praticamente tudo Nintendo, surpreendendo um total de 0 pessoas

1 year ago

3/7

"Praticamente tudo"


Last updated: