jogando um monte de ps2 com ela - 07/2023

a minha namorada (a @mari_maciota aqui no backloggd) de longa distância veio me visitar durante o mês de julho desse ano, então eu decidi satisfazer um prazer compartilhado nosso em tentar jogos de PS2 interessantes e esquisitos. então eu entupi meu hd externo de jogos esquisitos e coloquei no meu PS2 com Open Playstation Loader instalado, que me permite jogar isos por USB. depois de um tempo eu sugeri que a gente fizesse umas anotações sobre os jogos que tentamos, das mais rápidas experimentações com coisas ruins esquisitas até as gemas secretas igualmente esquisitas, na ordem que jogamos. acabou que eu e ela esquecemos de postar elas aqui até agora! bom. aqui está.

mari: chato e feio

juia: não vou mentir parecia bem chato e feio memo
mari: combate até q interessante e os designs do kazuma kaneko até q elevam o jogo, mas ele ainda meio q é um port barato de ps2 e n consegue ser muito além disso pelo pouco q eu joguei
mari: interessante como esse jogo tenta emular a estética meio mumblecore da série, mas meio q fracassa em todo o resto. e tbm o fato de q n são carinhas se quebrando de verdade pro entretenimento alheio de adolescentes mtveiros meio q tira todo o propósito da coisa.

juia: eu amo que esse jogo é um dos 4 jogos de ps2 que tem suporte para 1080p por algum motivo. eu amo o quanto que o minigame do cara de cuequinha quebrou o audio no opl. eu amo que aquele do pickup-surfing me deu vibes do jogo paperboy. na verdade eu não amei nada desse jogo. desculpa
mari: esses demons são realmente crusty

juia: é, esses demons são realmente crusty
mari: adoro a estética herdada diretamente de outros jogos da grasshopper mas infelizmente a barreira de linguagem meio q n me deixou ir muito longe nele sem ter um olho grudado em um guia.

juia: legitimamente ansiosa pelo dia que fizerem uma tradução não oficial desse jogo. ele é tão bonito. checarei a cdromance até após meus dias acabarem (fantasma)
juia: eu acho que adoraria esse jogo se eu soubesse o que diabos ele quer de mim. ele tem a vibe arcade da sega que eu gosto pelo menos. me pergunto se tem um port dele em algum Yakuza

mari: legal.
juia: eu como uma admiradora de deus ex achei interessante que esse port fez algumas mudanças no layout da primeira fase que combinam com umas reclamações que eu já tinha ouvido de alguns fãs de que não fazia muito sentido você chegar na base da unatco fora da unatco. não gostei que não dá pra tacar os códigos diretamente sem que você tenha descoberto por conta própria, algo que foi levado pra invisible war. eu quero jogar um pouco mais pra ver as mudanças extras.

mari: legal. tornaram o JC um literal chad no redesign dele nesse jogo o q é engraçado.
mari: um character action maravilhoso. tudo de bom. poucas coisas q já joguei controlam tão bem. minha única crítica seriam os cenários repetitivos mas tipo, quem se importa. muito bom.

juia: eu gostei muito do uso de cores e do personagem bonitinho. eu quero pegar esse jogo por mais tempo pra sentir melhor os controles. fun fact: o criador de touhou trabalhou nesse jogo. por isso é bom
mari: eu n esperava q esse jogo seria bom. tipo, muito bom. gostei das mecânicas de parkour, bem sands of time.

juia: eu até gostei dele! me lembrou um tiquinho de the warriors pra ps2
juia: eu já fiz essa piada mas genuinamente é como se o MDickie fizesse um jogo de futebol. eu não consigo descrever a sensação de jogar essa coisa. não fiz um único gol.

mari: meio q idiota.

juia: eu tiraria o "meio".
juia: eu queria gostar mais desse jogo pela estética e pela história bestinha mas eu realmente me frustrei com a primeira boss. não tem maneira alguma de se curar durante a lutas que não tem vários minions morrendo que te dão drops de vida, o que me deixa com menos vontade de gostar desse jogo. acabei de me lembrar que a maid viaja no tempo. ok eu gosto desse jogo de novo.

mari: n gostei muito lol.
juia: talvez eu dê outra chance pra ele, mas honestamente o vídeo do grimbeard sobre ele foi mais divertido eu acho

mari: olha esse cara na capa kkkk. até achei interessante como esse jogo tenta emular a vibe satírica de robocop mas meio q é só isso de marcante mesmo.
mari: GOAT

juia: honestamente? GOAT mesmo. eu gosto que esse jogo tá aqui desde a última visita que a mari fez e até com essa leva de jogos novos a gente sempre acaba voltando pra ele por ser tão divertido. a trilha é muito boa, os dibres são muito bons. a gente fez um carinha verde com a cara do sérgio moro nele. ele chama zero mas ao contrário do zero da vida real ele é um VENCEDOR.
juia: eu peguei ele por ser um outro jogo feito pela EA SPORTS BIG que não é fifa street 2. tudo que eu tenho a dizer é FREEKSTTYLE FREEKSDTYLE FTRKE. o coringa acha esse jogo normal.

mari: esse jogo é muito freaky e cheio de style.
mari: mais acessível q os anteriores da série mas n por muito. gosto do framing device e do senso de exploração. muito bom.

juia: eu ando pegando uns dungeon crawlers pra jogar e esses jogos são tão longos que eu não posso ter sentimentos sobre esse jogo pra não encher minha lista de jogos que quero jogar. ok tô exagerando. parece legal. podiam fazer um port de ultima underworld nessa engine.
mari: esse jogo tenta mexer na fórmula de kings field adicionando certos elementos únicos, mais ou menos como shadow tower tinha feito antes. um dos gimmicks dessa vez é q esse jogo é kings field só q RÁPIDO. interessante, darei uma chance mais pra frente.

juia: ele se mexe TÃO RÁPIDO!!! realmente isso é o sonic dos darks ouls
juia: esse aqui eu gostava quando criança apesar de não ter conseguido avançar muito nele, mas hoje em dia ele é aquele tipo de clunky ambicioso que cola muito bem comigo. eu gosto de jurassic park trespasser. esse jogo conseguiu fazer a mecânica de bullet time ser bem mais complicada do que em max payne o que é muito engraçado.

mari. achei legal. meio janky considerando o orçamento e pedigree mas legal.
juia: por incrível que pareça eu meio que tô gostando dele. é meio coomer mas é um stealthzinho básico que te oferece a alternativa de cometer violência extrema com os seus inimigos. é muito engraçado que a capa dá um decote enorme pra ela sendo que ela não tem ele no jogo. não que ela não seja sexualizada mas não que eu esteja reclamando também.

mari: ela gosta desse jogo lol
juia: eu voltei a jogar ele depois de ver a mari jogando a versão de gameboy e tive algumas descobertas: 1 - eu tinha entendido o sistema de cartas, os bosses que são mais difíceis mesmo. 2 - a versão de gameboy parece melhor mesmo pra ser franca. 3 - o marluxia é muito bonito

mari: gostei de ver q o texto desse jogo é exatamente igual ao de gameboy, pra melhor e pra pior. o jogo no geral é um pouco menos elegante e bem executado q o de gameboy mas acho uma boa alternativa até. as boss battles são bem piores porém.
juia: esse não é de ps2 mas eu meio que acidentalmente fiz ela gostar dele o que foi bacana. eu gosto dele. eu gosto de crash em geral.

mari: adorei. ótimo platformer, super divertido e gostosinho de jogar. só coisa boa.
mari: lixo lol

juia: eu achei que ia ser melhor pela capa. nunca julgue uma capa pela cor usada na capa
juia: eu tinha esquecido completamente que a gente não apenas já tinha tentado esse ano passado, mas também que ele é bem ruinzinho. eu achei que ia ser legal pelo título. nunca julgue um título pelas palavras

mari: é melhor q deadly strike.
mari: divertido. a escala de algumas das fases é até meio q impressionante e a quantidade de inimigos na tela é ridícula. a garota do jetpack com armas laser traz uma mobilidade bem divertida pro jogo tbm. gostei gostei.

juia: o ps2 deu uma suada pra rodar esse jogo. eu meio que amei, em especial aquela garota do jetpack q parece ser bem legal.
mari: é uma tech demo da square e é um beat em up esquisitinho. legal. gostei do design dos personagens.

juia: the BOUNCER. eu vou ter que colocar ele num dvd virgem pq o opl rodou ele meio mal.
juia: ok o meu hd fragmentou esse arquivo e n deu pra gente jogar esse. colocando aqui mais como um lembrete caso a gente tente ele (provavelmente não)

update (juia): consegui rodar ele depois. é aquele tipo de lixo licenciado de ps2 que eu tenho um certo apreço.
juia: talvez esse não seja o melhor port pra se jogar esse jogo. mas pra ser franca tem outros clássicos da newgrounds que são melhores que ele tipo “nicholas’ weird adventure”.

mari: gostei da arte.
juia: eu peguei esse especificamente por ter visto que ele é um dos piores jogos dessa plataforma e ele nem teve a decência de funcionar no opl. maldito. eu vou te dar uma nota boa pra você sair da lista dos piores e ser apenas mediocre e cair no esquecimento pra sempre

mari: parece ruim lol

update(juia): joguei ele num emulador depois e você acreditaria se eu te dissesse que ele é ruim?
juia: não rodou. esse parecia bom mesmo em.

update(juia): joguei ele sozinha depois no pc. pareceu meio mid na verdade. eu tava errada.
mari: joguinho bem divertido, principalmente considerando q n foi finalizado. muito bonito, gosto das cores e do estilo. as musiquinhas até q são divertidas. a jvc devia ter lançado esse.

juia: eu gosto bastante da energia que esse tipo de side-scroller de tirar fotos traz. pena que eu só consigo pensar em dois exemplos desse gênero (um deles é um nicktoons lançado para gameboy advance)
mari: um clone interessante de pikmin, com um monte de mecânicazinhas interessantes q infelizmente n tive tempo de explorar o suficiente. muito bonitinho tbm. gostei.

juia: um dia eu vou pegar ele e jogar por 3 dias seguidos.
juia: é até um beat em upzinho interessante, apesar de básico. tava rindo um pouco do carinha principal reagindo ao ser além da compreensão humana dele com um “HUUUUUUUH??? COMO VOCÊ ESTÁ FALANDO VOCÊ NÃO TEM LÁÁÁAÁBIOS”.

mari: e se nickelodeon tivesse adaptado duna de frank herbert nos meados dos anos 2000.
juia: eu gosto muito dos animaniacs, e eu tava até querendo me engajar com ele um pouco pelas caracterizações dos personagens, em especial nas animações deles. mas não sei se o gameplay em si dele vai me segurar por mais tempo. quem sabe? eu ainda vou insistir nele um pouco. (update: não me segurou por muito tempo).

mari: me pareceu um collectathon divertido. gostei bastante da apresentação do jogo no geral.
juia: não funcionou também. outro pra lista de “tentar depois”.

update(juia): esse aqui a gente esqueceu completamente de testar depois. uau.
mari: eu amo esse jogo. eu diria q ele até é perfeito, se n fosse por um problema. ele é o pior jogo de ritmo de todos os tempos. eu amo o pior jogo de ritmo de todos os tempos. te garanto q todo o resto dele é muito bom, é só vc n jogar. ouça a trilha sonora e aprecie as coreografias no youtube. vale a pena.

juia: as trilhas são muito boas mesmo!!!! eu gosto dos visuais do jogo também, até aqueles visuais que entram na frente do lugar que você precisa ver pra acertar as notas direito lol. esse foi o único jogo que a gente QUASE finalizou aliás. aquela última fase é horrível.

fun fact: a gente jogou ele um mês antes da tradução ter sido lançada!!
mari: tutorial longo demais. tem potencial, porém. vou dar uma segunda chance no futuro.

juia: uau aquele tutorial foi tão longo que eu não tenho memória nenhuma do jogo. eu acho que tinha um peixe ancião que ficava em pé com as patas traseiras? foi isso que aconteceu?
mari: joguinho simples e bem divertido. em coop acredito q seria ainda melhor. precisamos de um segundo controle. adora a estética tbm. esse celshading da primeira metade dos anos 2000 hmmm

juia: um jogo bem bobinho de um jeito bom. é aquele tipo de jogo celshaded doido de pedra dessa época que é bacana de se ver (estilo cel damage)
mari: eu gosto desse jogo! é um simples series tosco e bem barato (até pros padrões), mas o loop de gameplay é divertido e a trilha sonora é… interessante. a estética buddy poke dos personagens e do mundo no geral é algo q talvez deva ser comentado tbm.

juia: com certeza. é um simple series
mari: não joguei muito, mas modelar uma criaturinha em 3d no ps2 e poder jogar com ela depois é algo meio mágico. não posso comentar muito mais, porém.

juia: eu acho que eu talvez não tenha muito paciência com a história do jogo mas poder criar um scrimblo blimbo com movimentos corporais esquisitos é uma oportunidade muito boa a se passar (vou tentar depois). sabia que o criador de touhou trabalhou nesse jogo? a jornada nele na taito é interessante.
mari: eu amei esse jogo. esse é o tipo de coisa q só essa época de videogames pode proporcionar. eu poderia ouvir esse ursinho vocaloid cantar pra sempre. queria só entender japonês o suficiente pra conseguir ajudar ele a escrever enkas maneiríssimos.

juia: eu gosto do urso cantando enka. vibes imaculadas. eu vou deixar ele no fundo cantando continuamente quando eu tiver um escritório
mari: joguei esse jogo quando bb. e joguei agora. legal.

juia??:legla. monstros s.a.??? eu não tô bebabda (update: eu tava sim)
juia: eu queria entender o sistema de disfarce desse jogo. é tão charmoso e é um dos poucos jogos de lupin que foram traduzidos pra inglês. talvez um dia eu o entenda, tal como eu entendo agora o jogo do capitão tsubasa de ps2. interessante aquele jogo aliás.

mari: legal. muitas lupin the 3rd vibes.
juia: eu acho que talvez eu não seja muito boa em fps no controle de ps2. eu gosto das mecânicas de destruição dele. depois eu pego em pc.

mari: tava dormindo lol
juia: esse aqui eu taquei no pc logo em seguida pq eu percebi que tinha potencial de ser um banger se eu conseguisse controlar ele direito. e realmente! um banger. eu gosto como ele me fez jogar os wolfensteins anteriores por pura curiosidade histórica. o Return to Wolfenstein é uma boa junção dos dois jogos lançados pra DOS. ele tem a melhor animação de facada que eu já vi na vida.

mari: interessante ver um fps com tanta cara de pc no ps2. legal.
juia: um jogo meio arcade interessante? eu não gosto das armas da fase do egito mas de resto é até divertidinho, só não tem muito da substância de um shooter da rare.

mari: interessante ver um fps com tanta cara de pc no ps2. legal. só parece ser um jogo meio incompleto. falta alguma coisa.
mari: interessante ver um fps com tanta cara de pc no ps2. legal. adorei a estética, e o gameplay é bem adaptado pro ps2, bem divertidinho. as armas têm peso.

juia: quer saber. eu tô com ela nisso.
juia: eu não acredito que enfiaram esse CRPG com cara de CRPG e gameplay de CRPG na porra de um ps2. aparentemente esse jogo tinha um foco pro pc mas aí decidiram tacar ele no console com menos força gráfica da época. impressionante. eu quero jogar ele um pouco no ps2 mas eu vi como os loadings e draw distance são terríveis então por sorte tem um port de pc.

mari: interessante ver um diablo-like 3d ala dungeon siege com tanta cara de pc no ps2. legal. roda igual merda no ps2 mas admiro o esforço.
mari: um character action bem bacaninha. surpreendentemente difícil tbm. me deu vontade de jogar mais no futuro. cenários e inimigos levemente repetitivos mas tudo bem faz parte.

juia: aparentemente as pessoas gostam mais do shinobi de ps2, nightshade é uma sequência dele. eu devo dizer duas coisas: o único shinobi bom é o 3 de mega drive (pq foi o único que eu joguei) e uhhhhhhh shinobi não tem uma mulher atraente como protagonista. xeque-mate.
mari: n entendi.

juia: eu tava pensando em dog of bay. ahn? ah é. esse jogo. sei não. acho que fui eu quem joguei? foi? mari?

mari: foi eu. lol
mari: achei meio meh, n vou negar. swery é geralmente comparado ao suda51 mas nem de longe ele tem o mesmo swag.

juia: eu vi ela jogando isso duas vezes e ainda assim eu não tenho memória nenhum dele. metal gear solid??
juia: olha, até que achei divertido. talvez um dia eu jogue por mais um tempo.

mari: pareceu legal. a versão de pc deve ser melhor, porém.
mari: eu acabei jogando ele meio q bastante. algumas horas. ele tem algumas ideias interessantes, a criação de personagem é legal e é meio que surpreendente ver um jrpg tão aberto e com tanta reatividade as sua ações. porém, acaba n tendo uma identidade própria muito forte, e às vezes é simplesmente chato. de qualquer forma, é um jrpg com uma estrutura levemente mais ocidental, e se isso te chamar a atenção vale a pena dar uma olhada.

juia: eu tenho a impressão que eu queria gostar mais dele. eu gosto como ele deixa você escolher a sua origem, o que afeta o comecinho da história. ele ser apenas texto (e ser um remake de um jogo de ps1) dá a oportunidade pra ele ser bem expansivo, algo que estava me impressionando no comecinho, mas acabei não me grudando muito nele, parte pelo o que a mari comentou ali em cima. ainda assim meio que me deu vontade de jogar ele enquanto escrevia essa parte. eu até recomendo ele caso tenha interesse, ainda mais se a tradução tiver sido atualizada além do 1.0.
mari: legal. o combate é divertido e o valor de produção dá uma elevada no jogo.

juia: jet li primo da maga li
mari: n sei como jogar isso. odeio bakugan. odeio tudo reladcionado a bakugan. é o jogo mais estúpido inventado pra vender lixo colecionavel nos anos 2000. os gráficos até q são bonitinhos.

juia: hahaha… weeee. ela ama bakugan. ela ama tudo relacionado a bakugan. é bem melhor que YUGYOR ou naruto ou piratas do caribe 3. eu joguei isso quando criança e não entendi nada. eu esqueci pq eu coloquei ele pra gente jogar??? bom. foi engraçado eu acho. lembra do tema do anime de bakugan? vou cantar pra você: "é beyblade!!!" pera esse não é o tema do bak-
mari: não sei como se joga mas achei fofíssimo. adorei o estilozinho.

juia: eu gostei dos desenhos. mais outro jogo que eu amaria ver uma tradução feita por fã pra eu poder entender o que eu tenho de fazer aqui.
mari: não joguei muito mas adorei a vibe. altos sustos.

juia?: acho que ele deu um jumpscare na gente em um ponto. achei bonito. usa bem o meu dualshock 2 que tem um dos analógicos levemente soltos.
mari: fiquei melhor nesse jogo q a julha lol.

juia: eu pensei q ia ser mais horny. mas que bom que a mari gostou desse. pera. eu acabei de ler o que ela escreveu. uau.
mari: vroom vroom. divertido, queria jogar mais.

juia: eu gosto desse jogo. eu tentei fazer ele rodar no linux dela mas infelizmente não deu certo.
mari: gostei muito. é um collectaton bem bacaninha, principalmente considerando o padrão esperado de jogos de plataforma licenciados pra ps2. talvez um dia eu termine ele.

juia: esse aqui é um outro que eu jogava muito quando criança, tanto que a gente jogou ele no mesmo cd que eu zerei na época. gostosinho e até que prefiro ele ao battle for bikini bottom em termos de duração (apesar que esse aqui é meio sacana com a maneira que você progride entre as fases).
mari: muito bom. os controles são meio confusos mas é bem divertido e muito muito lindo. amei.

juia: eu amei a estética e a maneira que a história começa, eu também amaria saber como jogar este jogo. um dia eu pego ele pq foi divertido o bastante.
juia: eu tava meio que embasbacada com algo nesse jogo. eles realmente pegaram esse jogo inteiro e tacaram como um minigame em gta v.

mari: legal. vroom vroom.
mari: esse jogo quase me matou

juia: a abertura desse jogo deu tanto dano psicológico na mari que ela pulou a cutscene no momento que um surfista falou "CMON BABE THIS IS GOING TO BE THE BEST RIDE EVER MADE!". a gente riu tanto disso
mari: isso parece um jogo de comiket esquisito.

juia: eu já joguei esse estilo de rpg de estratégia em um fangame de crossover com a type-moon. se eu não tankei ele controlando personagens de tsukihime eu não vou tankar ele com os personagens “zé homem” e “garota mulher” que abrem esse jogo. se tivesse a morrigan no começo seria um TALVEZ no máximo.
mari: huh

juia: ahn
mari: max payne com SANGUE.

juia: esse jogo foi tããão banido. esse jogo é tãaaaao perigoso. esse jogo é bem tosco na verdade.
mari: esse jogo mal consegue rodar no ps2, mas ainda assim curti bastante. interessante ver um estúdio polonês replicar tão bem a estética de filmes de máfia norte-americanos.

juia: eu amo mafia pra pc. mafia pra ps2 é até ok. pelo menos a engine dele não dá uma completa engasgada toda vez que um pedestre reage ao seu carro na rua como acontece na versão de pc, mas ao mesmo tempo esse é o tipo de eurojank (que não tem a estética de eurojank mas que tem o jank E o euro) que eu prefiro jogar no teclado e mouse.
mari: é um zelda like divertidinho, pelo pouco q eu joguei. várias mecanicazinhas bem únicas. eu devia dar outra chance.

juia: ele até que me encantou por um tempinho. é um jogo que tem várias coisinhas que eu imagino quando penso em jogos de ps2.
mari: legalzinho. meio q tem um valor de produção até q bem alto, considerando q a versão de ps2 n era o foco do estúdio.

juia: eu sei que a versão de X360/PS3 é tido como boa pelos zoomers que jogaram ela quando criança. talvez seja mesmo. a versão de ps2 é legalzinha. eu não tenho apego com toy story
mari: melhor q o primeiro, talvez? mas meio q bem menos interessante.
juia: acho uma pena que deixaram de lado a ambição equivocada em fazer um crpg rodar em ps2 mas pelo menos esse jogo parece jogável. um dia eu pego os dois summoners. descanse em paz volition, espero que a embracer group morra uma morte horrível.
mari: melhor q o primeiro. leves perfect dark/golden eye vibes. péssimos checkpoints.

juia: eu gosto que esse jogo me lembrou um tanto de perfect dark, o que faz sentido pelos devs serem ex-rare até onde eu sei. agora só falta alguém fazer um mod pra me deixar jogar ele com mouse e teclado no emulador e com save states pq esses checkpoints são um tanto cruéis
mari: meio louco isso rodar no ps2 do jeito q roda. mas assim, vc realmente quer jogar misty 3 no seu ps2? acho difícil.

juia: eu cheguei no quarto e ela tava jogando isso. fiquei meio confusa mas até onde eu sei myst 1 é bom então talvez esse seja um jogo bom. só que, assim, no ps2.
juia?: esse jogo rodou horrivelmente no opl, mas ele me parece legalzinho. mais um pra pilha de “jogos que vou tentar no pc depois”

mari: parece legal, mas acho q um tema meio constante dessa lista são ports esquisitos de jogos q são melhor aproveitados em qualquer outra plataforma q n seja o ps2

juia: eu vou confessar que esse tema foi levemente proposital mas eu achei que esse ia ser melhorzinho considerando o pedigree sabe.
juia: você controla uma garota nesse então é superior

mari: a gente não saiu do tutorial lol
mari: a música tema desse bate forte. a trilha sonora é boa demais pra ficar presa em um jogo de pesca quirky pro ps2.

juia: space fishermen. space fi-sher-men.
juia: NÃO SE ENGANE. isso aqui literalmente se chama “Space Invaders”. eles tentaram esconder que isso é um reboot edgy no título americano lol. é muito engraçado que delegaram um reboot de um dos jogos antigos mais icônicos da história pro pessoal do simple series. tem uma garota punk nesse jogo pelo que eu me lembro.

mari: jogamos simples series bem melhores q isso aqui nessa lista. a taito podia ter tentado mais.
juia: sabe. eu mostrei esse aqui pra ela sem muita pretensão mas o fato dela ter gostado tanto ao ponto de se apaixonar pela série me deixa feliz demais. eu to tentando não ser tão melosa mas sabe!!!!!!!!!! fica meio difícil considerando o mês que a gente fez esse experimento foi tão bom justamente por ela estar do meu lado. o que mais eu tenho a dizer? eu amo ela. é tudo que eu poderia ter pedido.

mari: katamari damacy meio q se tornou uma das minhas coisas favoritas depois dessa aventura toda. realmente amo de paixão. a júlia ter me apresentado a franquia meio q faz parte disso. mais uma pequena experiência entre muitas q só acabei vivendo por conta dela.

obrigada por ter lido esse nosso projetinho!

Comments




Last updated: