私の恋を悲劇のジュリエットにしないで
ここから連れ出して…

そんな気分よ

パパとママにおやすみなさい
せいぜい いい夢をみなさい
大人はもう寝る時間よ

咽返(むせかえ)る魅惑のキャラメル
恥じらいの素足をからめる
今夜はどこまでいけるの?

噛みつかないで 優しくして
苦いものはまだ嫌いなの
ママの作るお菓子ばかり食べたせいね

知らないことがあるのならば
知りたいと思う 普通でしょ?
全部見せてよ
あなたにならば見せてあげる私の…

ずっと恋しくてシンデレラ
制服だけで駆けていくわ
魔法よ時間を止めてよ
悪い人に 邪魔されちゃうわ

逃げ出したいのジュリエット
でもその名前で呼ばないで
そうよね 結ばれなくちゃね
そうじゃないと楽しくないわ

ねえ 私と生きてくれる?

背伸びをした長いマスカラ
いい子になるよきっと明日から
今だけ私を許して

黒いレースの境界線
守る人は今日はいません
越えたらどこまでいけるの?

噛みつくほどに 痛いほどに
好きになってたのは私でしょ
パパはでもねあなたのこと嫌いみたい

私のためと差し出す手に
握ってるそれは首輪でしょ
連れ出してよ 私のロミオ
叱られるほど遠くへ

鐘が鳴り響くシンデレラ
ガラスの靴は置いていくわ
だからね 早く見つけてね
悪い夢に 焦らされちゃうわ
きっとあの子もそうだった
落としたなんて嘘をついた
そうよね 私も同じよ
だってもっと愛されたいわ

ほら 私はここにいるよ

私の心そっと覗いてみませんか
欲しいものだけあふれかえっていませんか
まだ別腹よもっともっとぎゅっと詰め込んで
いっそあなたの居場所までも埋めてしまおうか

でもそれじゃ意味ないの

大きな箱より 小さな箱に幸せはあるらしい
どうしよこのままじゃ私は
あなたに嫌われちゃうわ

でも私より欲張りなパパとママは今日も変わらず
そうよね 素直でいいのね
落としたのは金の斧でした

嘘つきすぎたシンデレラ
オオカミに食べられたらしい
どうしようこのままじゃ私も
いつかは食べられちゃうわ
その前に助けに来てね

Tem seus momentos e até ressoou comigo, mas no geral foi uma experiência divisiva

Pra um jogo que costuma ser chamado de "Anti-RPG", quem diria que Moon seria, não uma crítica, mas uma carta de amor aos videogames e um convite a repensar nossa relação com eles? Minha experiência foi afetada por fatores externos, mas parece que de certa forma isso contribuiu para que eu entendesse o ponto e me fez refletir a forma que eu conduzo minha experiência com a mídia. Moon é mais que um jogo, e ao mesmo tempo apenas um jogo, lindo lindo lindo.

Nenhuma promessa nos aguarda

O quanto aspectos técnicos afetam a experiência de um jogo? Deadly Premonition é um dos melhores exemplos possíveis para entender esse questionamento. Sim, é um jogo problemático em uma perspectiva técnica, crashes, performance instável, inúmeros bugs, e mesmo nas partes mais estáveis, não é um jogo tão bem animado, modelado ou qualquer coisa do tipo. Ainda, o jogo mira alto em uma tentativa de criar um mundo aberto imersivo, realista e verossímil, onde cada NPC tem uma rotina e interagem entre si na cidade, e muitas vezes o jogo parece não ter nem recursos para atingir o potencial máximo dessa ideia. Porém, no fim pouco importa o que poderia ter sido, quando o resultado é de uma experiência extremamente charmosa, e mesmo não atingindo a verossimilhança que parece desejar, ainda consegue ser imersivo à sua própria maneira. No fim, eu percebi que havia me apegado consideravelmente a essa unidade e me impactei bastante com sua conclusão, os aspectos técnicos problemáticos fizeram parte da minha experiência também e eu não os odeio, por incrível que pareça, é um jogo que provavelmente vai me fazer bastante falta.

Mais uma vez Final Fantasy mostra que seu nome não é em vão, é um jogo ambicioso e ousado em todos os sentidos ao mesmo tempo que não foge da fantasia clássica que se inicia com as obras de Hironobu Sakaguchi, é tecnologicamente e criativamente um atestado ao poder emotivo e cultural que os jogos tem como mídia, é uma jornada trágica, solitária, cativante e impressionante, é uma aventura sem igual e é merecidamente um dos jogos mais importantes e influentes já criados.

Não é um clássico atoa, um dos melhores exemplos de como os limites tecnológicos formam uma obra e como a linguagem de videogame não necessita de cinematografia ou realismo para evocar sentimentos

logando essa aqui pela capa

É basicamente um estudo de game design em formato de jogo, e é até que interessante

Não chega a ser nada muito horrível, mas em todos os sentidos, é um jogo inacabado; tem seus momentos, mas os sistemas e até mesmo os temas que busca trabalhar, claramente não tiveram o tempo devido para serem trabalhados. Grande parte do tempo o jogo é redundante e chato, mas vez ou outra consegue se segurar por reflexões interessantes que busca trazer para a franquia, a base sólida herdada de seus antecessores, e alguns poucos inimigos que conseguem aproveitar bem o combate. A questão, é que esses elementos nunca alcançam o potencial que almejam, as novas ideias que o jogo traz para o combate, como o sistema de assassinato em cadeia, soam desbalanceadas, mal polidas e pouco controláveis, utilizando de fatores randômicos onde não se encaixam, muitas vezes eu utilizava esse tipo de coisa acidentalmente e quando percebia, no meio do meu combo, eu estava matando 3 inimigos ao meu redor sem esforço algum, o que acabava quebrando os planejamentos que eu tinha para os encontros, e constantemente me tirava dos controles de minhas ações para ver um monte de animação de finisher com QTEs desnecessários no meio. Mas além das mecânicas, uma das coisas que mais me chamou atenção no jogo, foi a discussão central do jogo. Em uma franquia marcada por violência desenfreada e um Ninja que muitas vezes parece deslocado do local e época que se passa, a ideia de questionar a reputação do protagonista e suas tradições, me chamou bastante atenção. Porém, acaba que esse ponto não consegue escapar dos problemas do jogo e essa discussão não chega a nenhuma conclusão realmente satisfatória.

世界で一番おひめさま
そういう扱い心得てよね

その一いつもと違う髪形に気が付くこと
その二ちゃんと靴まで見ることいいね?
その三わたしの一言には三つの言葉で返事すること
わかったら右手がお留守なのをなんとかして!

別にわがままなんて言ってないんだから
キミに心から思って欲しいのかわいいって

世界で一番おひめさま
気が付いてねえねえ
待たせるなんて論外よ
わたしを誰だと思ってるの?
もう何だかあまいものが食べたい!
いますぐによ

欠点?かわいいの間違いでしょ
文句は許しませんの
あのね?私の話ちゃんと聞いてる?
ちょっとぉ
あ、それとね?白いおうまさん決まってるでしょ?
迎えに来て
わかったらかしずいて手を取って「おひめさま」って

べつにわがままなんて言ってないんだから
でもね少しくらい叱ってくれたっていいのよ?

世界でわたしだけのおうじさま
気が付いてほらほら
おててが空いてます
無口で無愛想なおうじさま
もうどうして!気が付いてよ早く

ぜったいキミはわかってない!
わかってないわ

いちごの乗ったショートケーキ
こだわりたまごのとろけるプリン
みんなみんな我慢します
わがままな子だと思わないで
わたしだってやればできるもん
あとで後悔するわよ

当然です!だってわたしは

世界で一番おひめさま
ちゃんと見ててよねどこかに行っちゃうよ?
ふいに抱きしめられた急にそんなえっ?
「轢かれる危ないよ」そう言ってそっぽ向くキミ
こっちのが危ないわよ

Esse jogo quer ser muita coisa, as inspirações estão claramente visíveis em todos os lugares, é ao mesmo tempo Metal Gear, Max Payne, Ninja Gaiden, Sekiro, Esquadrão Suicida, Cover Shooters, jogos de arcade... e no fim, é apenas Wanted: Dead. No meio dessa bagunça de ideias, existe uma unidade fascinante por si só que vai muito além de apenas uma experiência derivativa de outras obras, e quando você olha para esse jogo se desprendendo das pré-concepções que essas inspirações podem ter criado, tudo fica bem mais interessante e divertido. Em questão de mecânicas é argumentável que, apesar de problemas de polimento, são genuinamente funcionais, mas quando vai para outros aspectos e o jogo inteiro é colocado em evidência... eu não sei, eu realmente não sei o que eu acho, eu terminei o jogo e ainda não entendi o que me atrai tanto aqui, eu ainda não entendi nada do que aconteceu na história, o que posso falar é que é definitivamente interessante.

No geral, me passa muito a vibe de um patch de FFXIV, sendo que um pouco mais "filler". É simples e curto, mas traz alguns pontos interessantes aqui e alí para o arco principal do jogo e aproveita bem as mecânicas introduzidas anteriormente, com novos encontros e lutas contra chefes que são divertidos e oferecem um desafio a mais interessante. Gosto de como essa DLC explora mais a fundo toda a amplitude que o moveset do Clive tem na reta final, utilizando de um design de lutas que lembra o próprio Final Fantasy XIV (coisa que o jogo base já fazia mas que aqui fica ainda mais evidente), as lutas formam padrões de ataque que cobram posicionamento e timing em diversas camadas ao mesmo tempo, enquanto oferece brechas para que o jogador possa reverter a situação à seu favor através de um conhecimento maior sobre às capacidades do Clive. A última luta da DLC, é a que melhor demonstra isso, ela é longa, funciona de forma rotativa, e se utiliza de ataques em área e bullet hell em conjunto para criar padrões densos que cobram por diversas formas, ao mesmo tempo, de se posicionar e movimentar na luta, mas dependendo de como você usa o Clive, pode tentar usar projéteis ao seu favor pra dar mais dano, dar counter onde for possível, manipular iframes para ignorar o ataque, etc. Além disso, uma coisa que me surpreendeu um tanto, é o fato de que essa DLC expande um pouco a possibilidade de build, com acessórios novos que trazem mudanças bem mais substanciais que apenas porcentagem de dano ou redução de cooldown. No geral, é uma boa adição ao "pós-game" e oferece mais situações para aproveitar o combate, coisa que sentia um pouco de falta no jogo.