Q jogaço da porra, ele pega a fórmula dos 2 primeiros solid e expande narrativamente, na riqueza da humanização dos personagens, do mundo, da flora e fauna, gráfico e gameplay. Não é à toa que é um dos melhores jogos de todos os tempos.

Puta que pariu Kojima. O QUE É ISSO QUE EU ACABEI DE JOGAR? Uma das melhores narrativas já contadas em videogame. Contendo possivelmente o momento mais profundo e impactante dos games (https://youtu.be/jIYBod0ge3Y?si=K81S4JG0ao0zdXej). Simplesmente revolucionário e com o advento das IAs, os temas tratados no game são ainda mais relevantes nos dias de hoje. Absurdo.

(tava escrevendo enquanto rolava os créditos, a cutscene narrada pelo David Hayter sobre o propósito de cada vida, e que temos mais a oferecer do que espalhar nossos genes para geração futuras preservando o passado, me pegou muito.)

ESTE JOGO TEM AURA. TEM PODER. É PROFÉTICO. É O 1984 DA NOSSA GERAÇÃO.
APRECIEM ESTA OBRA DE ARTE.

O primeiro dos jogos modernos, revolucionário em vários quesitos, o pioneiro dos jogos focados em narrativa cinematográfica. Realmente uma obra prima que se sustenta bem até hoje.

Tudo que o primeiro jogo traz, a sequência faz melhor. Talvez o único ponto que eu gostei mais no Silent Hill original é a vibe e a atmosfera criada (talvez pq eu acho mais atemorizante os gráficos poligonais do ps1 e o sentimento de "vazio" mais presente do que no 2).
Dito isso, Silent Hill 2 é uma verdadeira obra prima assim como seu antecessor que revolucionou o gênero, além de ser um dos jogos mais bonitos graficamente e narrativamente.
Sim, talvez suas mecânicas de combate e boss fights não sejam o seu forte, mas o mistério que envolve a história e os personagens compensam.
Além da história ser mais cativante ainda do que a do primeiro game, a cidade de silent hill, os outros lugares, os enigmas, e a trilha sonora (Akira Yamaoka conseguiu melhorar o que já era perfeito) são outros pontos que são bastante melhorados.
Depois de terminá-lo, eu entendo por que este é considerado por muitos o melhor jogo de terror de todos os tempos, ele retrata sobre temas muito sensíveis e reais como depressão e até aonde ela pode te levar, algo nunca visto antes em histórias de terror. Silent Hill 2 é um jogo muito especial e da pra perceber que a Konami o fez com muita paixão. É por todas essas razões que as pessoas tem muito carinho por ele e por isso SH2 é o que mais se destacou da franquia inteira.

Finalmente zerando um clássico absoluto do play1, e depois de 25 anos de seu lançamento, ainda se sustenta como um dos melhores survival horrors de todos os tempos.
A atmosfera criada em Silent Hill é algo único, os elementos de terror tão em maxima potência, o sound/level e character design é bem perturbador fazendo com que em algumas partes você realmente sinta medo.
Facilmente o jogo mais atemorizante q já zerei, além de ter um cast de personagens interessantes e uma história cativante (e bem obscura as vezes).
Tudo isso a Konami fez com maestria mesmo com todas as limitações do PSX. É por isso que depois de tantos anos e tantas gerações de consoles depois, esse jogo ainda é muito especial pra muita gente, realmente uma obra prima do primeiro PlayStation.


(sdds qnd a konami fazia jogaços que eram marcos em suas respectivas gerações, ao invés de focar em fazer pachinko das suas maiores franquias 😪🤧)

Fantástico, Sam Lake tá de parabéns por entregar um dos jogos mais autorais, artísticos - com uma narrativa cativante que foge do padrão - e um dos games mais interessantes dos últimos anos.

Alan Wake II é um daqueles AAA que se destaca sendo uma experiência única no meio de uma lagoa (que na verdade é um oceano 😉) de jogos AAA genéricos, e você percebe que foi feito com uma puta paixão.

Simplesmente tudo do jogo é bom existe por algum motivo, sejam os personagens muito bem escritos, os momentos de agonia, suspense, terror e até comédia dosados perfeitamente pareados com uma gameplay que pra mim, atualmente é a mais atraente: Câmera “Over the shoulder”, combate com foco em armas de fogo, exploração num mapa semi aberto e manutenção de recursos (sim eu gostei muito dos remakes de resident evil ok.) Resumindo, Survival Horror é Goated e mal posso esperar pra explorar mais do gênero.

Acho que nem preciso mencionar os gráficos ultra fotorrealistas e as expressões faciais, direção de arte, direção das cutscenes e partes filmadas em live-action que são todas excepcionais. Sério acho que o jogo beira a perfeição em todos esses quesitos.

Em resumo, Alan Wake II é uma Obra Prima, uma ideia realmente diferente, metalinguística, uma luz em meio a escuridão. 💡

———————SPOILERS‼️😤🚨———————



Sobre o final, não consegui digerir ainda se gostei ou não, o fato de ser uma espiral e não um loop, o desfecho da saga tbm, ainda estou pensando. Enfim, só realmente não dou 5 estrelas (ou 10) pq ainda estou em cima do muro sobre o final aberto e também não curti a decisão de deixar o final verdadeiro pro NG+, que ainda não joguei.

DLCzassa, tão divertido quanto o jogo original, além de acrescentar bastante fundo pra história e pros personagens

um dos ultimos melhores jogos multiplayer para jogar com amigos! sensacional, divertido e desesperador pra krl

otima ideia do Sam Lake, otima direção do Sam Lake e um jogo diferente, porem gameplay uma hora fica repetitiva.

basicamente hotline miami só q vc é um samurai viciado em drogas e sangue, BRABO DEMAIS

parece aqueles jogo de qualidade duvidosa de DS, MUITO FRACO

Simples, divertido e bonitinho (e dificinho tbm)