qualquer crítica feita a esse jogo é anulada no momento que vc lembra que da pra ficar segurando o coração remendado da sua esposa que morreu na sua frente e se vc apontar pros outros ela faz fofoca da vida deles, isso que é amor.

seria melhor se eu pudesse construir as coisas de verdade e nao umas palafita caindo as pedaços aé as faccoes são medianas e e vsf merdande de aço mesmo assim amo esse simulador de eletricista

Depois de tantos, mas tantos comentários de fãs sobre como esse é o um dos melhores jogos já feitos e que é de longe o melhor fallout, eu estava com expectativas bem altas, e talvez esse tenha sido meu problema. A gunplay é um lixo e te deixa quase que totalmente dependente do V.A.A.T, o correr é extremamente lento, crash e bug pra tudo quanto é lado até nas missões principais, o mapa O MAPA que não faz sentido algum e as vezes mais te atrapalha do que te ajuda, se não teve pelo menos uma vez onde voce não teve que abrir a wiki pra resolver algum problema que ele deu e acabou descobrindo que vários outros já estiveram na mesma situação então voce não teve a experiência completa de fallout new vegas.
PORÉM, o que esse jogo tem de datado na gameplay e gráficos.... ele compensa na história, personagens e escolhas de uma forma surpreendente, eu lia todos os textos com a maior satisfação do mundo, eu me torturava em dar voltas no mesmo lugar pela milésima vez a passos de formiga porque eu não queria deixar nenhuma quest de fora, eu clicava na mesma opção de fala que já estava marcada por ter clicado antes mas mesmo assim tinha vezes que tinha falas novas, eu dava reload o tanto quanto necessário para ver todas as possibilidades que eu podia fazer e quais iriam ser as consequências.
O esquema de reputação e disfarce é tão interessante, cada facção tem seu charme até mesmo as que eu não gostava, tentei ao máximo fazer as melhores escolhas pra todos e mesmo assim algumas deram errado, e outras eu só podia escolher entre o menos pior, tem momentos realmente engraçados e falas e ideias e personagens que nenhuma franquia AAA hoje em dia teria coragem de criar e abordar, é tudo tão intricado e bem pensado que as vezes até quando é uma quest por cima parece chata, o contexto dela a faz interessante e você só quer ver onde isso tudo vai dar.
Companhias tão queridas dando destaque pro Arcade e pra Lily (sim eu chorei com a história dela e se vc não chorou também você nao tem coração), a estética velho-oeste que me faz perguntar pra que armas laser quando eu posso fazer rp de cowboy que é mil vezes mais divertido, suas escolhas parecem ter peso de verdade e vc ve o resultado elas não só no final do jogo mas durante ele inteiro,
Sinceramente eu entendo pq existe fãs mais antigos que odeiam o quatro, sim ele é extremamente divertido de explorar e atirar em coisas é sempre bom, mas quando a franquia já teve uma escrita e imersão do nivel do new vegas, voce percebe o quão superficial o quatro ele é, e junto vem um certo pesar sobre o que essa série já foi e o que ela se tornou.
Enfim, por mais que o problema da gameplay e dos bugs pode ser resolvido com mods, é injusto não levar em consideração aspectos tão importantes pra qualquer jogo na hora de julgar ele (por mais que seja culpa da bethesda por dar 18 míseros meses pra fazer o game e mesmo assim eles conseguiram tirar leite de pedra), ainda que pra mim sejam únicas coisas que me impeçam de chamar esse jogo de uma obra de arte, quem sabe um remaster vem aí pra consertar tudo o que eu falei e poder dar minhas 5 mais tranquilas estrelas, mas por enquanto a gente espera né.

"When you steal NCR equipment, tools, and personal property... YOU ARE HIS BITCH!"

passando o jogo todo pensando pq que o protagonista ta fazendo tudo isso sem questionar nada, que ele nao devia ser mudo, nenhum backstory do porque ou COMO ele é capaz de tanta coisa dai o plot twist vem e eu fico em choque. windblast melhor skill

o jogo é extremamente tranquilo e relaxante, a cidade é viva, e voce não se sente isolado na sua fazenda, é fácil fazer dinheiro bem early game, os personagens são interessantes por mais que suas cutscenes não o ajudem muito, além de ser muito bonito, muitas decorações e roupas diferentes que tenho certeza são só o começo, acredito que muitas novas atualizações virão que deixarão o jogo melhor ainda. PORÉM, lançaram esse jogo cedo de mais, o tanto de bug que eu tive até agora foi surreal e te desanima a continuar jogando, desde itens sumindo do meu inventário até todo o conteúdo de um baú, esse é o pior tipo de bug que se pode acontecer em um jogo desse tipo. Não recomendaria, mas daqui a um tempo quem sabe?

só queria 5 minutos numa sala sozinho com o cara que inventou fases no esgoto

Fazia tanto tempo desde a última vez que eu joguei um jogo que me deixasse triste ao terminar. Há tantas coisas a ser elogiadas, a construção de mundo sendo com certeza a maior delas, a estética é tão gostosa eu nem ligava de ficar andando de um lado pro outro nas quests não fazendo nada apenas curtindo a vibe. Uma pena que o jogo foi rushado e acabou ficando incompleto, mesmo assim, amei a experiencia.

2020

se tu pensar demais na história ela não faz sentido nenhum então não faça isso, um dos combates por turno mais legais que já vi

2015

a ambientação desse jogo é uma das coisas mais lindas já feitas andando no fundo do mar envolto numa neblina seguindo pequenas luzes tão tão longe e voce sabe que tem Algo te cercando olhando pra voce esperando que voce de um passo em falso pra te pegar, o final é traumatizante esse jogo inteiro é traumatizante

Literalmente um decaimento em tudo em relação aos jogos anteriores, personagens insuportáveis, viLão FRACOOOOOO, cutscenes feias, armas ruins, história tanto faz como tanto fez. Yara é lindo mas depois de algumas horas voce já viu tudo o que tinha que ver, desnecessáriamente longo, eu sei que do meio pro fim eu já não aguentava mais.

eu amo tanto a ambientação desse

Lindo o conceito do jogo, o design e a direção de arte são maravilhosos assim como a de todos os outros jogos da arkane, os poderes reciclados de dishonored não deixam de ser suaves e divertidos, a história é interessante (se você procurar saber sobre através de audios e textos espalhados pelo mapa), e eu gostei dos dois personagens principais, porém queria que os visionários fossem um pouco mais bem explorados. O conceito de loop onde voce só pode morrer tres vezes é desafiador no começo mais depois que voce pega a manha e uma arma boa com silenciador tu já tá feito.

Mas ainda sim falta algo nesse jogo, sinto que os desenvolvedores queriam mais liberdade para vc mexer com o loop e as maneiras de matar os visionários mas não tiveram tempo? Digo isso porque immersive sims é definitivamente a parada dessa desenvolvedora e esse é o jogo deles que mais foge disso, a falta de liberdade de escolhas realmente fez muita falta e deixou o jogo sim mais repetitivo, o que foi algo que tentaram ao máximo que não acontecesse.

Ainda assim é um bom jogo que infelizmente ganhou uma reputação ruim na época por causa de uma guerrinha ridícula de consoles e ""compras de review"" , mas não dá pra esperar muito de gamers né. Falem bem ou falem mal mas falem de mim, o que importa é que não foi um flop completo, e a arkane vive ainda.... por enquanto.

Um pouco longo demais, terminei em 30 horas mas parecia 60, se vc farma muito depois de um tempo não tem mais nada pra fazer a não ser esperar os personagens darem suas quests. Mesmo assim, muito lindo o jogo e a história, vários personagens interessantes, recomendo.