Queria jogar Alan Wake e li que seria interessante jogar Control pra entender melhor a história de Alan Wake, e como Control tava na ps plus extra (que eu assino) resolvi jogar.
O jogo começa lento e se sustenta na narrativa, depois a gameplay se sustenta sozinha e é perfeitamente temperada pela ambientação e narrativa.
Eu joguei com o ps5 focado na qualidade e não desempenho e com isso senti alguns pequenos engasgos que acredito serem meios absurdos, visto que o jogo foi lançado pra ps4, mas não é nada que incomode tanto.
Fora isso, o jogo dessa maneira é lindo, meio escuro demais em alguns ambientes, mas num geral eu gostei muito.
A gameplay é muito dinâmica e com um bom nivel de dificuldade, tendo alguns chefes e desafios opcionais bem complicados. Ela consegue se tornar bem diversa com os poderes que você vai aprendendo e com as diferentes formas da sua arma principal.
A exploração tem bem uma vibe metroidvania 3d, com áreas que só são acessíveis mais tarde, e o jogo faz você re-explorar essas áreas de maneiras orgânicas e divertidas.
Agora o que faz esse jogo ser incrível pra mim é o nível de criatividade do universo e narrativa. O nível de conteúdo pra contextualizar e ambientar o jogador, através de flashbacks, documentos, gravações é impressionante. Sinceramente é tanto conteúdo que eu devo ter pulado por volta de uns 20% por estar cansado naquela sessão de gameplay específica.

Esse jogo é um prato cheio pra quem gosta de narrativas instigantes e envolventes, e ainda se sustenta como um bom jogo para aqueles que só se importam com a gameplay e ação nos jogos.
Só não quis platinar pois tem muitas conquistas que são apenas pra render mais horas de gameplay, pouco criativas e muito menos divertidas.

Ambientação perfeita, trilha sonora agradavel, história muito doida e FODA, personagens super únicos, diversidade gigante de cartas e possibilidades, fator replay muito maneiro.

Eu vi esse jogo e já sabia que ia gostar só pela estética que o trailer passou e pelo fato de ser um card game e rogue like (dois generos que eu gosto muito) mas caralho, eu me apaixonei.
Comecei a jogar num sabado que eu me machuquei e não conseguia andar direito e nem usar o polegar direito, aí pensei em jogar isso porque não precisaria usar tanto a mão direita pra jogar.
Me apaixonei ao ponto de jogar o dia INTEIRO do sábado, domingo e segunda que não trabalhei. Zerei o jogo no domingo mas não queria parar de jogar, então comecei a jornada a platina e ela foi super agradável fazer as runs com todos os baralhos etc, até chegar os ultimos desafios.
Eles são apelões demais então é necessário fazer estratégias mecânicas e repetitivas o que acaba tornando uma tarefa massante.
Porém o pior problema é o ultimo desafio, a conquista mais dificil do jogo é tão mas tão injusta, que eu tive que roubar bastante (tem um esquema de tentativa quase que infinita quando você volta pra title screen) além de resetar a run varias vezes afim de um cenário mais promissor pra minha estratégia. É necessário jogar perfeitamente, sem misplays, e ainda assim você depende da sorte da run vir com as circunstancias necessárias pra ficar forte o bastante pra terminar a run.

Enfim, eu amei muito jogar esse jogo, pra uma gameplay normal, sem intuito da platina, o jogo é perfeito, só há ressalvas mesmo na platina, mas platinas quase sempre vão ter ressalvas né.

É não tem jeito, tem classicos que a gente não gosta.

A parte final do game foi torturante pra mim, arrastada, não aguentava mais e só queria terminar o game. A cutscene final fez tudo valer a pena, na verdade o jogo em si valeu muito a pena. É lindo, contemplativo, uma trilha sonora impecavel e ate o meio do jogo, batalhas muito legais.

Mas o mundo é extremamente vazio e desinteressante, a ida ate os bosses é chata. No inicio é legal, mas la pelo decimo colosso ja fica repetitivo toda vez voltar pro shrine e fazer um caminho que é só cavalgar, sem nada novo pra ver o fazer no caminho.

Eu entendo, é um jogo contemplativo e tudo mais, mas esse em especifico não me pegou. É um excelente jogo, incrivel e ainda mais pra época que foi lançada, mas pra esse thiago de 2024 aqui não foi tão agradavel.

seguinte, a história é mó brisa, mas é muito foda. eu não entendi tudo não, mas tudo que eu entendi eu achei do caralho.

a ambientação do jogo é muito boa, impecável mesmo, muito imersiva, tanto no grafico quanto no audio. tem umas partes que aparecem atores reais e mesmo juntando isso com modelos 3d não fica estranho, e isso por si só denota um trabalho muito bem feito, isso porque eu joguei no low nas configurações.

o combate é simples porém muito divertido, achei que poderia ter uma variedade maior de inimigos, repete demais e juntando o combate simples acaba ficando bem repetitivo, mas não me incomodou.

os puzzles são bem legais, mas tem uma barriga, pode ter sido só comigo mas eu fiquei enjoado de fazer o mesmo tipo de puzzle la pro meio do jogo, porém na parte final eles dão uma melhorada, é a mesma mecanica mas com coisas diferentes que deixa o jogo bem legal.

o final como todo é muito maneiro, super emocionante, tu fica no hype, e o jogo é muito bom em fazer vc entrar junto com a protagonista no objetivo dela.

Muito bom, pena que é exclusivo da microsoft e eu só tenho um ps5, e n sei se meu pc vai rodar o 2 que lança esse ano, espero que sim.

bem legal, eu amo os mario party antigos, mas faltou conteúdo, podia ser bem melhor

mega man é dash é pulo é tiro é arminha diferente é robô e tambem tem hadouken que eu desbloquei mas n usei

eh bom!

tá, eu AMEI UNDERTALE.

A única coisa que eu sabia desse jogo é que dava pra vencer as lutas sem matar ninguém, e foi isso que eu me propus a fazer desde o início. Essa mecânica é genial quando atrelada a um desenvolvimento de personagens riquíssimo, não só nos personagens principais como papyros, sans, etc. Lógico, esses são os mais desenvolvidos, mas todos os monstros tem seu pequeno background, todos eles tem maneiras de você ver os pontos sentimentais e faltantes deles e conseguir convence-los a não lutar, é sensacional.

Os pontos mais fortes com certeza são os personagens e a trilha sonora, HOLY SHIT A TRILHA SONORA DESSE JOGO É IM PE CÁ VEL. É sensacional ver tantas músicas que viralizaram na internet em um jogo só.

(FUN FACT: quando eu tava jogando em hotland eu tava reconhecendo aquela música, e depois de algum tempo jogando veio o estalo, ela foi usada numa música que eu amo de um artista que eu gosto demais que é o nill. Sério, se você tá lendo isso, para um segundo e coloca no youtube: "Undertale OST: 051 - Another Medium" ouve os primeiros 20 segundos e depois coloca no youtube "niLL - Bullet's" e ouve os 20 primeiros segundos.
Isso óbviamente teve um valor pra mim inestimável, foi muito foda perceber que um artista e uma musica que eu ja ouvi tanto usou a musica do jogo que eu tava jogando pra fazer o som, INCRIVEL.

Enfim, voltando, os personagens tem um carisma ímpar. Cada um é COMPLETAMENTE diferente do outro, e o mais incrível é fazer personagens TÃO carismáticos sem nenhuma voz, apenas texto e alguns sprites pixelados sem cor. Impecável.

Como eu disse, fiz o jogo sem matar ninguém, e acabei chegando no final neutro e só depois, fiz o final pacifista de verdadem, queria falar um pouco mais sobre mas não quero dar spoiler.

Gostei tanto do jogo que penso em rejogar inteiro pra fazer o final genocida pra ver como é o final, porém eu gostei tanto dos personagens que realmente não quero fazer isso com esses SERES INEXISTENTES (pra você ver como o jogo é bom em desenvolver eles).

Enfim, se é pra procurar pelo em ovo eu diria que falta um pouco de vida nos cenários, tem cenários bem bonitos como waterfall, ou o ponto que da pra ver o "core" la em hotland, ou o corredor no fim do jogo com aqueles prédios no fundo, mas na maior parte do tempo os cenários são vazios e sem muita vida.

Isso não atrapalha em nada a experiência, que jogo fantástico!

(Depois vou fazer a versão em inglês)

PT-BR in at the end.

Boy, what a weak game.

I haven't played many Mario's Strikers, just the Wii one. And wow, the Wii one is 10 to 0 on this one.

On Wii, you choose a main character as captain (Mario, Luigi, Peach, DK, Bowser, etc.) and 3 secondary characters as team members (Boo, Shyguy, Hammerbro, Birdo, etc.).
The captain has HyperStrike, which in practice are all the same, it just has a different animation. To use it, you charge the kick to maximum, and start a little precision minigame, and the more precise you are, the better your hyperstrike will be and the more difficult it will be to defend. I don't remember exactly how many, but when the goalkeeper defends the hyperstrike, there are n balls on the screen, and with the Wii's movement control you have to aim at the balls and defend them, and when the accuracy of the shot is perfect The balls will come very quickly, being very difficult to defend and making the goalkeeper concede 3, 4, 5 goals or more (I don't remember the number, I just remember that it was somewhere between 3 and 8, I don't know).

Additionally, the secondary ones have a different special attack. Hammerbros throws a bunch of hammers that pin enemies they hit to the ground and then hits the ball with a sledgehammer. The shyguy climbs on a rocket that explodes on whoever it hits, the top goes underground, the dry bones kicks a ball of lightning that stuns even the goalkeeper for a few seconds. In short, a wide variety of skills.

ALSO, each character has a different dribble. Mário has a standard football dribble, pulling the ball to any desired direction, DK hits his chest like Tarzan and defends himself from any tackle anyone throws at him, Birdo spins around doing the same thing as DK, Dry Bones does a somersault and teleports a few meters away, if done right you can dribble past the goalkeeper and get the ball into the goal, in short, everyone has a different dribble.

AND BESIDES ALL OF THAT, in the game there are items for you to use, in the Wii game each captain has a special item with unique powers, Mario and Luigi become giants and can step on others, crushing them for a few seconds, Waluigi creates vines wherever he goes , being able to create types of mazes to trap enemies and be able to perform the hyperstrike alone, Yoshi enters a giant egg and also crushes everyone, in short, each captain has an exclusive item.

In the switch you just have the hyper strike. And nothing else. There is no hierarchy of secondary characters and captains, they all behave the same, that is, they all only have the hyper strike. The hyper strike is much more annoying, you shoot and the goalkeeper has to keep tricking the B to be able to save the ball, and that's it, if he scores the goal it's worth 2.

There are no specific dribbles, everyone just runs, touches, crosses and shoots, the only difference between the characters is their status (strength, shot, speed, etc.).

There are no exclusive items, no exclusive dribbles, nothing lol.

On the Wii you had maps that interacted with the field, lava falling, or whatever else.

BattleLeague maps (switch) do not change ANYTHING, they are just cosmetic.

And man, that's it. Battle League only has friendly mode, cups, and online. I finished the 5 cups and when you do that, you release them again but on a higher difficulty, and I didn't have the least desire to try to play more of the same. You can change the team's characters, equip them with items that you buy with the coins you earn (which improve some stats, and worsen others, no fun at all), you can do whatever you want and every match looks the SAME.

The only positive point is that it seemed like a more balanced game, but due to the lack of artificialities that the A.I. It has to be used against you, so it was much easier to clear than the Wii one.

Anyway, this game was very disappointing, too weak, great to play 2 or 3 games with a friend and that's it.

-----PT-BR------
Rapaz, que jogo fraco.

Eu não joguei muitos mario's strikers, só o de wii. E nossa, o de wii dá de 10 a 0 nesse.

No de wii, você escolhe um personagem principal como capitão (mario, luigi, peach, dk, bowser, etc) e 3 personagens secundarios como membros da equipe (boo, shyguy, hammerbro, birdo, etc).
O capitão tem o HyperStrike, que na prática todos são iguais, só tem uma animação diferente. Pra usar você carrega o chute no máximo, e inicia um minigamezinho de precisão, e quanto mais preciso você for, melhor vai ser o seu hyperstrike e mais difícil de defender ele vai ser. Eu não lembro ao certo quantas, mas na hora do goleiro defender o hyperstrike, vem n bolas na tela, e com o controle de movimento do wii vc tem que apontar nas boals e defende-las, sendo que quando a precisão do chute for perfeito as bolas vão vir muito rápido sendo muito dificil de defender e fazendo o goleiro tomar 3, 4, 5 gols ou mais (não lembro o numero só lembro que era algo entre 3 e 8 sei lá).

Além disso, os secundários tem um ataque especial diferente. O Hammerbros atira um monte de martelos que prendem no chão os inimigos que acertarem e depois dá uma marretada na bola. O shyguy sobe num foguete que explode em quem acertar, a topeira vai por baixo da terra, o dry bones chuta uma bola de raio que da stun até no goleiro por alguns segundos. Enfim, uma grande variedade de habilidades.

ALÉM DISSO, cada personagem tem um drible diferente. O mário tem um drible padrão de futebol, uma puxada de bola pra alguns lado desejado, o dk bate no peito como o tarzan e se defende de qualquer carrinho que alguem der nele, a birdo gira fazendo o mesmo que o dk, o dry bones dá uma cambalhota e se teleporta pra alguns metros de distancia, se feito certo dá pra driblar o goleiro e entrar com a bola no gol, enfim, cada um tem um drible diferente.

E ALÉM DISSO TUDO, no jogo tem itens pra você usar, no de wii cada capitão tem um item especial com poderes unicos, o mario e luigi ficam gigantes e podem pisar nos outros esmagando eles por alguns segundos, o waluigi cria vinhas por onde passa, podendo criar especies de labirintos para prender os inimigos e poder realizar o hyperstrike sozinho, o yoshi entra num ovo gigante e também esmaga todo mundo, enfim, cada capitão tem um item exclusivo.

No de switch você apenas tem o hyper strike. E mais nada. Não há essa hierarquia de personagens secundários e capitães, todos se comportam iguais, ou seja, todos tem apenas o hyper strike. O hyper strike é muito mais chato, você chuta e o goleiro tem que ficar macetando o B pra poder defender a bola, e só, se tomar o gol vale 2.

Não tem dribles especificos, todos só correm, tocam, cruzam e chutam, a unica diferença dos personagens é os status (força, chute, velocidade, etc).

Não tem itens exclusivos, não tem dribles exclusivos, não tem nada kkk.

No de wii você tinha mapas que interagiam com o campo, caindo lava, ou sei lá mais o que.

Os mapas do BattleLeague (switch) não mudam em NADA, são apenas estéticos.

E cara, é isso. O Battle League tem apenas o modo amistoso, cups, e online. Eu terminei as 5 cups e quando vc faz isso, vc libera elas novamente só que numa dificuldade maior, e eu não tive a MENOR vontade de tentar jogar mais do mesmo. Você pode mudar os personagens do time, equipar eles com itens que vc compra com as moedas que ganha (que melhoram uns stats, e pioram outros, sem graça nenhuma) pode fazer o que quiser que todas as partidas parecem a MESMA.

O único ponto positivo é que me pareceu um jogo mais balanceado, mas por conta da falta de artificios que a I.A. tem pra usar contra você, então foi muito mais facil de zerar do que o de wii.

Enfim, foi muito decepcionante esse jogo, fraco demais, legal pra jogar 2 ou 3 partidas com o amigo e só.

Damn, I haven't seen a 2D Mario this good since I played the first Super Mario Bros Wii, but this is better.

This game updates the series wonderfully. Each level is unique, in fact sometimes it is unique twice because the wonderful flowers transform the entire level into another unique way to play.

The soundtrack is incredible, the new sprite animations are beautiful, and the level design is AMAZING as always in 2D Mario games.

To finish the game, the difficulty is ok, but for 100% of it, man, I literally sweated through the final levels of the special world. The one where you're a goomba is so boring, and of course "The Badge Marathon Final Test" is crazy. The entire level is quite difficult, but what really makes this level insane is the sheer size of it. It's so long, and you have to go all the way over and over again, and, again... I feel like I'm playing dark souls, where often the biggest difficulty isn't the bosses, but rather making the way to them over and over again. after dying and returning to a bonfire. I actually died more than 40 times on this level.

I believe the only issue with this game are the bosses fights, really boring and more of the same, except the final boss which is pretty cool.

Anyway, this game is AMAZING and is a must play for any platform game fan.

This game's rating is less than 5 stars MAKE ME SICK OK??? YOU REALLY DISAPPOINTED ME

(same review of first title)

fuck it, I'm going to rate this solely and exclusively based on my fucking nostalgia because recently i've played that and bro its extreamely tiring

but the minigames are AWESOME

fuck it, I'm going to rate this solely and exclusively based on my fucking nostalgia because recently i've played that and bro its extreamely tiring

but the minigames are AWESOME

this is the best mario party that i've ever played (i didnt have a game cube :( )
the costumes matching de scenarios really enchanted me, and the minigames are incredible

even though this game is fucking incredible, it caused me a some broken joysticks and calluses on my hands